terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Mamãe, me leva para o cinema?

Olhamos só isso.
Meu vício cinematográfico anda em greve...Ops, não o vício, o cinema!
Me lembrei agora que tenho 3 vídeos com as gravações do Globo de Ouro e Oscar desde 2004. (perdi a entrega do oscar à Nicole Kidman, EU SEI!)
Hoje em dia já perdi o brilho nos olhos de ver esses festivais, era um hobby em tanto.
Mas a banalização do cinema foi surgindo acompanhada do aumento do chamado marketing.
A magia do cinema, de transcrever histórias que dissessem alguma coisa e fizessem sentido para mim, perdeu seu encanto por um momento.
Mas não. Logicamente, se sobressairam filmes não-americanizados, de índole artística e não marketeira, que me conquistaram de novo à esse mundo do imaginário.
A questão não é analisar meu interesse ou não pelo cinema ou ao menos pelos festivais...E sim tratar do assunto que é essa greve dos roteiristas americanos, se chamam eles de United Hollywood.
Daqui a pouco nem mais vão poder dizer: "Mamãe, me leva pro cinema?" ou "Vamos alugar um filme?", preferivelmente será questão de sentar, ligar o computador e teclar algumas coisas.
O que me dói tanto, mas é a "lei tecnológica do ser humano", não há o que fazer.
E essa greve dos roteiristas teme a não valorização do seus trabalhos futuramente, contando que eles não recebem absolutamente nada pelos downloads por internet.
É engraçado. Eu queria retomar a minha frustração com o cinema americano vendo o Globo de Ouro e uns dos meus atores preferidos recebendo algum prêmio, por mais que comprado! Mas cinema que é cinema não é isso, todos estão carecas de saber. Quem sabe algum dia o oscar vem a ser um festival democrático e com rico critério artístico...
Acho que vou ter que esperar o ano que vem, e quem sabe não o verei na internet?

http://www.youtube.com/watch?v=oJ55Ir2jCxk

United Hollywood

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo com você em... várias coisas. (não consigo lembrar exatamente o que, mas concordei bastante enquanto lia)
Sempre odiei ver aqueles especiais do dvd que mostram como o diretor não liga a mínima pro filme que ele fez ou como os atores são... fúteis e chatos.
Aliás, meus pais só vêem dvd no computador agora, mas isso é em parte culpa minha. (o único dvd da casa fica no meu quarto)

Unknown disse...

gostei de ler alguma coisa que foi um pouco alem do "eu concordo e discordo , os roteiristas tao certos ou errados".
achei o que voce escreveu bonito, ju, achei mesmo.
eu sempre fui das que se sensibilizam com textos, imagens, palavras e que fugiram dessas grandes tecnologias. nao por ter nada contra elas, senao nao taria usando o computador agora ou nada disso.. é pq eh tudo muito veloz pra mim, tem uma possibilidade de selecao muito grande, sabe? ja vem tudo cortado.
seja no computador ou no dvd, vc pode ver apenas a cena que voce quer, aquela cena liinda e brilhosa com aquela fala maravilhosa... e voce perde a coisa toda. perde o resto da historia, a propria cena perde o porquÊ.
acho que entendo voce. é uma questao de toque, de sensibilidade.
e pra mim o cinema proporciona isso. aquela tela grande, voce do lado das pessoas, voce engolindo a historia inteira.. e acho que todo mundo precisa disso.
e, sabe, enquanto a gente for humano e precisar desse toque.. sei la, eu continuo acreditando no "mamae vamos ao cinema".

Chico disse...

julia,
não sei o que dizer direito, nada mais do que o óbvio para mim: os roteiristas querem uma fatia maior do bolo, assim como em qualquer greve de categoria.
todo esse escarcéu tem tudo a ver com o que aconteceu seguidamente na indústria nos últimos anos com o advento da sociedade da informação.
não acho que o cinema vai acabar, de maneira alguma, e não acho que essa seja uma preocupação sua. acho é que daqui pouco isso acaba com os estúdios cedendo - ou não.
não que eu ache o cinema descartável, não acho, mas não acredito que a greve seja de qualquer maneira anti-sistêmica. ela é completamente inserida, faz parte da indústria de hollywood.
a questão, para mim, é a fatia. dificilmente algo a mais que isso. creio eu.